Exploração da história “Um Amigo”

Os alunos do PCAR exploraram, em contexto de sala de aula, o livro “Um amigo”. Esta atividade teve como objetivos orientadores: promover a alteração comportamental dos alunos; reconhecer em si mesmo e no outro as suas qualidades e defeitos; refletir sobre atitudes e comportamentos para ser um bom amigo; divulgar o trabalho realizado no âmbito do projeto e de forma a sensibilizar a comunidade escolar, para o tema.

PCA 1Primeiramente, os alunos observaram as imagens do livro e refletiram sobre  qual seria a sua mensagem. Entretanto, a professora registou as suas mensagens: “ Ser amigo é  ser carinhoso”, é uma das frases com que posteriormente elaboraram um placard.

PCA 2Depois, leram as frases e expressaram os seus sentimentos através de gestos e atitudes com todos os colegas em rotatividade, dando abraços, colo… PCA 3

De seguida, atribuiram uma qualidade e um defeito sobre si mesmos e sobre o outro. Esta atividade proporcionou aos alunos conhecerem  melhor os seus colegas e como estes o veem a si, bem como aprenderem que amigo é aquele que aceita as qualidades e defeitos dos outros.

PCA 5Passaram depois ao registo de frases no caderno, cuja temática foi:  “ Como nos sentimos ao expressar os sentimentos”. De entre as várias frases escritas, deixamos uma: “ Eu senti hoje que todos os colegas da turma gostam de mim.”

Descobrimos verdadeiros artistas plásticos, organizados no seu trabalho, com um verdadeiro espírito de equipa e orgulhosos pelo trabalho desenvolvido, na elaboração de um placard.

PCA 6PCA 7PCA 8PCA 9

Esta atividade proporcionou um análise reflexiva  aos alunos, concluindo que para melhorarem os seus comportamentos e atitudes devem refletir e falar abertamente.  A nós, adultos, cabe-nos ensiná-los a conhecerem-se melhor e aos outros, para puderem melhorar e aceitar os outros com todas as suas qualidades e defeitos.

Durante a atividade, uma aluna riu-se ao ver os desenhos dos colegas;  para alguns colegas da turma ela estava a gozar, mas ficaram supreendidos quando ela disse que ria porque os desenhos estavam bonitos e lhe transmitiam alegria.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s